Dieta pós-cirúrgico

Alimentação pós-operatórioAs cirurgias aqui no Brasil crescem a cada ano, estima-se que mais de 30% da população brasileira já fez alguma cirurgia. E uma das mais feitas atualmente são a cirurgia plástica no nariz, abdominoplastia, mamoplastia e gluteoplastia.

E a dieta pós-cirúrgico é fundamental na recuperação e na cicatrização da cicatriz. Obviamente que cada cirurgia exige uma particularidade e um cuidado especial. Entretanto, as dicas de dieta que será citado aqui é para praticamente todos os tipos de cirurgias.

É importante avisar que as dicas desse artigo não substituem o acompanhamento médico.

Dieta pós-cirúrgico

O primeiro passo para uma dieta após uma cirurgia é evitar o consumo de alimentos gordurosos e açucarados, porque o açúcar e a gordura dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido.

Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Os alimentos ricos em proteínas são bem-vindos na dieta pós-cirúrgico, isso porquê a proteína ajuda na formação de tecido que vai ser necessário para fechar a ferida. As fontes de proteína mais bem-vindas na dieta pós-cirúrgico são: ovos, leite e derivados e carne vermelha.

Dieta pós-cirúrgico

Muito atenção na carne vermelha, devido ela ser fonte de gordura saturada, é muito importante escolher pedaços magros, sem gordura.

Um tipo de gordura muito interessante e benéfica para cicatrização é o ômega-3, isso porquê esse nutriente reduz a inflamação facilitando a cicatrização. As fontes mais ricas do ômega-3 são a carne de peixe, principalmente o salmão.

As frutas também tem um papel importante na cicatrização. Frutas como laranja, morango, kiwi, abacaxi, melancia e framboesa são importante na formação do colágeno, que ajuda a pele a ficar mais firme.

Alimentos ricos em vitaminas K devem ser consumidos devido essa vitamina ajudar na coagulação parando a hemorragia e facilitando a cicatrização. Alimentos ricos dessa vitamina são: brócolis, acelga, couve, aspargo, espinafre e cenoura.

Não podemos esquecer também dos alimentos ricos em ferro que são importantes para manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida. As principais fontes de ferro são: fígado de boi, ervilha, lentilha, gema de ovo, tofu, coentro, castanha de caju, sementes de gergelim e uva-passa.

Além dos alimentos, é muito importante manter o corpo hidratado, com isso o consumo de água é fundamental. Além disso, alimentos ricos em água também devem ser consumidos. É importante evitar os sucos de frutas naturais e os enlatados, pois ambos são pobres em fibras e ricos em frutose que é o açúcar das frutas.

No vídeo abaixo é revelado algumas outras dicas na alimentação pós-operatório:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *